5G pode impactar o seu negócio e a sua saúde?
O 5G tem potencial para revolucionar e impactar todas as áreas que trabalham com internet, por exemplo, streams de conteúdo e telemedicina.
Mas por enquanto ele não está propriamente presente em terras brasileiras. Até existe uma versão que já está rolando e você vai entender ainda neste texto. E em breve você já poderá comemorar a sua chegada plena na terra da feijoada.
Por que comemorar?
O 5G é um forma de internet ultrarrápida e que tem redução de latência, ou seja, aumenta a qualidade e diminui o delay na sua comunicação. Por exemplo, vai ser possível fazer uma boa chamada de vídeo na rua somente usando os dados móveis do seu celular.
E, hoje, já tem alguns celulares com 5G como Moto G 5G, o Redmi Note 5G e o Iphone 12.
Além disso, já tem 5G no Brasil, ou pelo menos uma forma provisória dessa tecnologia, que é chamado 4.5G (para os mais técnicos, se chama 5G DSS), que deve continuar até a troca das antenas de telefonia.
Como o Brasil é um país muito grande, a troca dessas antenas envolve uma logística imensa e por isso o processo para trocar as antenas demora um pouco.
Mas a previsão é que as capitais brasileiras tenham acesso ao 5G até a primeira metade de 2022. Esse processo é gradual, semelhante a troca da TV analógica pela digital.
Então, você deve estar se perguntando:
“E daí, o que isso afeta a minha vida?
Meu celular nem suporta 5G e a minha provedora de internet mal entrega o que eu comprei, quanto mais uma supervelocidade…”
É aí que vem o impacto, caro leitor.
A internet 5G vai beneficiar você e beneficiar o seu negócio! Porque mesmo que você não tenha a internet 5G no seu aparelho, a sua internet móvel deve ficar mais rápida e ter mais cobertura de área.
Sabe aquele lugar que você não consegue fazer entrega hoje, porque seu entregador fica sem sinal e não consegue encontrar a casa do cliente?
As antenas de 5G vão servir como suporte e devem aumentar a área de cobertura das operadoras de telefonia.
Então, agora para os conspiradores de plantão, precisamos falar sobre…
5G no Brasil Perigo?
Hoje, durante esse exato momento que você está lendo este texto, existem várias ondas eletromagnéticas atravessando seu corpo, por exemplo, o wifi, o bluetooth, até as do seu celular. É meu caro, você vive mais próximo de um filme de ficção científica do que você imagina.
E as informações surfam nessas ondas, viajam na velocidade da luz, ou seja, de forma muito rápida e ajuda a manter todo mundo sempre conectado. Isso explica como você não perde o sinal do GPS enquanto anda de carro em uma velocidade rápida (ou em qualquer velocidade).
Então, por emitir ondas eletromagnéticas, ele pode ser perigoso para a saúde? Em outras palavras, o 5G faz mal?
Não, para afetar o seu corpo e o seu DNA é necessário uma frequência muito maior do que usamos em qualquer tecnologia de telefonia hoje.
Para você ter uma ideia, a radiação ultravioleta, que já sabemos que pode causar câncer de pele, tem a frequência por volta de 1 milhão de vezes maior do que o 5G e a luz da sua casa é mil vezes maior do que o 5G.
Então, não, essa não é uma tecnologia perigosa para o seu negócio e a sua saúde. Mas pode ser um grande avanço nas conectividades e os negócios podem tirar bom proveito quanto a conectividade e a internet mais rápida.