Como escolher um Bot WhatsApp da sua empresa (opções pagas e gratuitas)
O WhatsApp provavelmente é a ferramenta que você usa na sua empresa hoje.
Então, você procurou esse texto para melhorar a experiência do seu cliente e diminuir os custos automatizando as interações o máximo possível, certo?
Apesar de parecer contraditório, porque o melhor atendimento ainda é o atendimento humano, é possível usar o bot WhatsApp para otimizar o seu atendimento, reduzindo os custos com mão de obra e deixando o seu cliente mais feliz e os cofres da sua empresa mais cheios.
Primeiramente precisamos deixar claro que não vamos falar sobre Inteligência Artificial, porque no momento há duas opções: ou você pagará a solução mais cara do mercado ou você tornará a vida do seu cliente cada vez mais miserável.
Então, vamos falar aqui de chatbots de triagem, aquele que faz perguntas simples que o cliente precisa responder apenas com termo ou número.
Por exemplo:
Digite a opção desejada:
1- Sim
2- Não
Então, a partir disso, já temos o nosso primeiro insight:
Simplificar o bot whatsapp para torná-lo útil ao seu cliente, o simples é sempre o melhor.
O bot whatsapp funcionará como um filtro que vai separar os clientes de um departamento para outro ou fazer a primeira interação com o cliente, evitando assim o retrabalho e tornando automatizada uma pergunta repetitiva, na qual o atendente perderia tempo fazendo.
Portanto, você economiza tempo do seu atendente e torna o setor de atendimento da sua empresa mais eficiente com a mão de obra prestando atenção em apenas o que importa.
Um bom exemplo de fluxo de bot de triagem:
[Bot] Olá bem-vindo. Digite a opção desejada:
1- Comercial
2- Suporte
3- Outros
[Cliente] 2
[Bot] Perfeito! Em que posso te ajudar (diga em poucas palavras)?
[Cliente] Esqueci minha senha e preciso de ajuda para recuperá-la.
Vê como é mais simples quando você tem ajuda?
Outro ponto que é importante ressaltar é a linguagem que deve ser usada:
Quanto mais simples a linguagem usada para a construção do chatbot melhor.
O ideal é que seja compreensível a todos, inclusive as pessoas mais distraídas ou com baixa escolaridade.
Agora que você sabe o que procurar, vou te mostrar algumas alternativas:
Primeiramente vou te mostrar opções gratuitas, por meio de aplicativos para android.
Entretanto, fique esperto porque, apesar de ser uma solução simples, pode ter um risco maior de banimento da sua conta, já que são opções não-oficiais e tecnicamente proibidas pelo WhatsApp.
Portanto, por sua conta em risco, os dois melhores avaliados aplicativos de bot whatsapp da Google Play:
Whatsresponder
O app se define apenas na loja Google como um respondedor de WhatsApp, o qual você pode cadastrar várias respostas.
WhatsAuto
Promete criar um bot de maneira fácil sem você precisar ter habilidades de programação.
Ele serve para enviar respostas em momentos agendados ou quando você estiver dirigindo. Mas claramente pode ser subvertido para ser usado de maneira comercial.
Desenvolva você mesmo.
Além dessas duas opções que são fáceis de configurar, ainda existe o bom e velho código em que você pode programar um chatbot. Essa é uma opção mais avançada que você pode usar Python ou encontrar alguma solução low code.
Entretanto, se você não tiver o conhecimento necessário, vai dar mais trabalho do que você pensa e você pode perder tempo precioso para se dedicar ao que realmente importa na sua empresa!
Agora, falando das formas oficiais de Bot WhatsApp…
Você pode ter acesso a chatbots por meio de API Oficial ou de uma ferramenta que já possui permissão para usar chatbots por meio do WhatsApp.
Na primeira opção, você pode desenvolver o seu próprio chatbot integrado ao WhatsApp.
Existem algumas opções pagas de chatbots em que você pode desenvolver o seu próprio chatbot ou inteligência artificial. Um exemplo desse tipo de API é o IBM Watson, porém você ainda precisará de um programador para desenvolver esse chatbot.
Ou você pode poupar tempo e dinheiro e contratar uma empresa especializada.
Você pode investir em uma ferramenta de comunicação integrada ao WhatsApp que possui chatbot, como a PinkApp.
Assim, você não vai precisar se preocupar na produção do seu chatbot além de ganhar várias outras ferramentas que vão otimizar o dia a dia da sua empresa e ao mesmo tempo tem um bom custo-benefício sem dor de cabeça para implementação e desenvolvimento. Porque delegar, nesses casos, é a melhor opção.
Depois de tudo isso, você já sabe o caminho para fazer chatbots por meio de aplicativos, porém essa é a forma que vai te causar um possível banimento. Entretanto, você viu outro caminho, mais seguro, para ter chatbots em sua empresa: as formas oficiais.
Então, já descartando a pirataria, você está apto a desenvolver o seu próprio chatbot ou delegar essa função para uma empresa especializada, a escolha é completamente sua.