Como não ser banido fazendo marketing no WhatsApp
Você provavelmente já ouviu falar em disparo de mensagens pelo WhatsApp e sabe que essa é uma prática lucrativa, mas também perigosa.
Aqui neste texto você vai descobrir a forma de se prevenir contra banimentos e fazer um marketing mais estratégico no WhatsApp.
Você pode usar o WhatsApp em todo o seu funil, desde a captação do lead (potencial cliente) até o último ponto de contato, que é o atendimento de suporte ao cliente.
Entretanto, um desafio de quem começou a se aventurar são os casos de banimento, porque quando você usa práticas ilegais que ferem as políticas do WhatsApp, como disparo de mensagens ou envio de propaganda – que podem ser considerado spam -, a sua conta está sujeita a banimento pela plataforma do WhatsApp.
Por isso, existem algumas caminhos que você pode tomar:
#1 Usar o WhatsApp como nutrição de lead
Você já traçou a sua estratégia do funil de conteúdo?
Caso não tenha ideia por onde começar, recomendo este texto do blog da PinkApp: Funil de conteúdo.
Porém, se você já sabe o que está fazendo, e usa o WhatsApp como um canal de difusão do seu conteúdo para aumentar a conscientização das dores e soluções, você pode e deve fazer campanhas que levem as pessoas para uma rede de nutrição dentro do WhatsApp.
E você pode até achar essa técnica familiar: isso é mais comum em lançamentos de produtos digitais.
Entretanto, se você tem um produto que não passa por lançamentos, essa ainda continua sendo uma estratégia válida.
Conteúdo é a melhor forma de agregar mais conhecimento e capacitar o seu futuro cliente para ele fazer uma compra mais sábia e melhorar, inclusive, a sua taxa de churn (cancelamento).
Mas para chegar até aí, você precisa…
#2 Pedir autorização expressamente clara para envio de mensagens de marketing no WhatsApp (antes começar o relacionamento).
Esse é um ponto muito importante!
O envio de mensagens para o seu cliente precisa ser autorizado (claramente), seja preenchendo um cadastro que permite entrar em contato por meio do WhatsApp, seja começando o contato com a sua empresa.
Isso é tão importante que é a única forma de evitar banimentos com marketing WhatsApp!
Isso diz que o seu cliente quer receber suas mensagens e que você não está simplesmente fazendo spam, que é a grande batalha que a plataforma tem hoje.
Falando em Spam…
#3 Não faça disparo de mensagens em massa
Parece contraditório, você quer alcançar uma massa grande de pessoas, mas não pode fazer spam.
Escute:
O spam incomoda as pessoas…
E não é esse o ambiente que o Facebook quer para os usuários… Até porque, se isso começar a ser muito frequente, a base de usuários vai diminuir e o WhatsApp não vai ser uma rede de comunicação que atinge quase todos os brasileiros com smartphones.
Mas você ainda pode fazer marketing, enviar conteúdo e tudo mais, basta mudar a metodologia…
A primeira forma é por meio de mensagens individuais.
Sim, é uma forma trabalhosa que você precisa manter um relacionamento um a um com a pessoa e respondê-la. Uma forma nada escalável e bem cansativa, principalmente se você tem uma equipe pequena.
Útil, efetiva, mas trabalhosa.
Mas existe uma outra forma, uma forma de…
#4 Trocar o disparo de mensagens por mensagens coletivas.
Calma, eu explico.
O disparo de mensagens é uma forma de “burlar o sistema” por meio de aplicativos ou ferramentas não autorizadas que enviam de maneira automática mensagens individuais para várias pessoas (independentemente se foi solicitada ou não) a partir de um banco de dados (que pode ser seu ou comprado).
Mas desde já te conto que essa prática é um tiro no pé e só vai fazer você ser banido rapidinho.
E pior, conforme você sofre os banimentos, maior a chance de você ser banido no próximo número de telefone que comprar.
E há rumores que o WhatsApp começa a monitorar o telefone para bloquear mais rápido e até monitorar a rede wifi que você usa.
Por isso, ao longo do tempo, mandar spam fica insustentável.
Por isso, o ideal é trocar esse “disparo em massa” ilegal por lista de transmissão ou grupos de avisos.
Nas “lista de transmissão” o seu cliente só recebe se tiver o seu número salvo no telefone. Então, essa é a melhor forma de se relacionar com os clientes que já tem um contato, um relacionamento.
Por outro lado, ela NÃO funciona bem para clientes que acabaram de entrar em contato com a sua marca. Vai que eles não tiveram tempo ou vontade de salvar o seu número ainda para receber seu conteúdo.
Já na forma de grupos de avisos, a lógica é um pouco diferente.
O cliente entra em um grupo de WhatsApp normal, em que o telefone da sua empresa é o único administrador e, por meio daquele grupo, recebe as notícias. E você quebra qualquer barreira do cliente salvar o seu número.
E você pode estar se perguntando:
“Mas esse grupo não vai ficar uma bagunça com todo mundo falando?”
Não! Porque você vai ativar a opção de apenas “Administradores podem enviar mensagens no grupo”
Assim, não há conversa paralela e todos vão receber os seus conteúdos.
Mas para o seu futuro cliente abrir as mensagens, você precisa gerar desejo e isso você vai ver em outro post aqui do blog.
Portanto…
Podemos ver que existem formas alternativas ao disparo de mensagem para fazer marketing no WhatsApp, de maneira mais efetiva até, diga-se de passagem, como lista de transmissão ou grupos de avisos. E tudo isso dentro das políticas de privacidade, uso e comerciais do WhatsApp e sem correr riscos de banimento.