A História do WhatsApp
Você com certeza é mais um dos usuários do aplicativo WhatsApp. Mas você sabia como ele surgiu? O WhatsApp conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e destes 1 bilhão, 100 milhões estão no Brasil.
É fascinante como um aplicativo simples de mensagens atingiu quase toda população mundial a ponto de você ir no interior do Nordeste e encontrar pessoas usando-o.
O WhatsApp foi criado em 2009 pelo ucraniano chamado Jan Koum. Na época da criação ele estava desempregado e do nada resolveu criar um aplicativo de mensagens para se comunicar com os amigos.
Cinco anos após ele vendeu sua ideia por 22 bilhões. De família pobre, Jan tornou-se um aficionado pelo mundo dos computadores. Com muito esforço foi fazer computação em uma universidade do Vale do Silício chegando a abandonar por causa de um emprego no Yahoo.
Em 2008 ele saiu do Yahoo e decidiu se aventurar pelo mundo por um ano. Em 2009 ele começou a desenvolver um aplicativo para o novo Iphone. E foi assim que ele sem gastar nada começou a difundir o aplicativo em todo mundo.
O primeiro investimento que Jan conseguiu foi US$ 250 mil dólares. Em 2014 ele decidiu vender o aplicativo. O investimento gerou em torno de US$ 7 bilhões.
Jan passava então de um simples aficionado por computadores a mais um bilionário nos Estados Unidos.
É impressionante ver a qualidade do aplicativo que não possui publicidades. Hoje o WhatsApp foi vendido para o Facebook e mantem um número enorme de usuários e mensagens repassadas por dia.
A grande preocupação sobre ele hoje é que está sendo utilizado para difundir notícias o que impacta diretamente no resultado do Facebook.
O que nós podemos dizer é que além de útil e prático o seu uso, o WhatsApp é gratuito. É por isso que muitas pessoas preferem ele como seu aplicativo ideal.
Vira e mexe seu uso é bloqueado pela justiça brasileira, mas sempre sem sucesso porque ele sempre volta. O que é um aspecto muito diferenciado, ou seja, ninguém consegue bani-lo.
Para concluirmos, o WhatsApp é um aplicativo padrão para se ter em seu smartphone, na verdade, ele é mais um dos que não podem faltar. Se você acha que ser utilizado por todo o mundo como um aplicativo principal de mensagens é pouca coisa, então não percam as atualizações dele.