Qual o custo da API do WhatsApp Business?
Se você quer usar a API do WhatsApp Business, mas não faz ideia se isso cabe no orçamento da sua empresa, esse texto é para você!
Qual será o custo da API do WhatsApp Business?
Eu tenho uma boa e uma má notícia:
A boa notícia é que o custo é bem baixo e a má é que a cobrança é feita por mensagem.
Bom, partindo do princípio que há um custo por mensagem, isso pode parecer caro a em uma primeira vista, principalmente para empresas de porte menor.
Mas a API do WhatsApp Business já barateou bastante, porque o Facebook aceitou mais parceiros e consequentemente aumentou a concorrência dos Brokers, corretores que fazem o meio do caminho da venda.
Então, você deve estar se perguntando:
O que é a API do WhatsApp Business?
Você já viu aqui no blog que API do WhatsApp Business é uma interface de programação de aplicativos que integra um software ao WhatsApp para troca de mensagens ou mensagens de notificações, como rastreio de pedidos, etc. A aplicabilidade disso é enorme.
Entretanto, imagine uma empresa do tamanho do Facebook tomar conta de todas essas transações? Seria impossível! Por isso, ele até faz transações diretas com empresas enormes, mas na maioria dos casos, delega esse trabalho para empresas parceiras, chamadas brokers.
Então, o preço da API do WhatsApp não é nua e crua o preço que o Facebook estipulou, tem também uma pequena comissão dos brokers.
Os brokers cobram uma taxa de serviço. Então, além da taxa de fornecimento do serviço cobrada pelo facebook, há uma sobretaxa dos brokers.
Antes, quando tinha menos concorrência, essa taxa era um pouco mais pesada, mas hoje com o aumento do número de parceiros do Facebook, tem ficado cada vez mais leve e acessível para empresas menores.
Você pode conferir os preços de maneira mais detalhada na página de desenvolvedores do Facebook o preço praticado pelo provedor da API do WhatsAPp Business.
Mas de maneira resumida, o Facebook cobra US$0.0473, que em reais na cotação de hoje significa: R$0,261 para mensagens de templates, aquelas que você envia para o cliente como uma notificação. Porque o Facebook só considera que aquela é uma conversa quando o seu cliente responde. E as mensagens dentro da conversa são gratuitas.
Então você provavelmente deve estar pensando:
“Nossa, não é tão caro assim, para falar a verdade, como meu atendimento é receptivo, não vou pagar quase nada!”
Aí que vem o pulo do gato dos brokers, eles cobram tanto por mensagem de template que são enviadas como notificação quanto por mensagens de dentro de conversas, tornando o processo um pouco mais caro.
Por exemplo, a Twilio cobra US$0,05 por mensagem. Aparentemente é pouco, mas quando o volume de mensagens trocadas é grande, isso pode ser um problema.
Pensando em uma média de 1.000 mensagens trocadas por mês, custaria para o Facebook US$50 dólares que, convertendo na cotação de hoje, daria em torno de R$275. Sem falar no custo da sua infraestrutura ou da ferramenta usada a parte pela sua equipe.
Para ficar ainda mais claro o custo da API do WhatsApp Business, vamos pensar em um exemplo prático:
Suponha que você tem uma empresa com 10 atendentes de suporte e recebe mais ou menos 200 chamados por dia, com uma média de 1.000 mensagens trocadas, porque seu time é muito eficiente e normalmente não gasta muito tempo com cada atendimento.
Isso no mês teria a proporção de 22.000 mensagens (contando apenas os dias úteis).
22 x R$ 275 (custo por mil mensagens em reais na cotação de hoje) = R$6050,00.
Sua empresa teria um custo de R$6.050,00 para a sua operação pensando apenas no custo da API do WhatsApp Business.
Isso é caro ou barato para sua empresa?
A API do WhatsApp Business tem um custo baixo para operações enormes, mas ainda não é muito acessível para pequenas e médias empresas por causa da forma de comercialização dos brokers e da sobretaxa para a utilização, sem falar no preço do dólar que hoje está bem alto.
Mas nem tudo está perdido, existem soluções mais acessíveis de plataformas de chat que tem parcerias entre brokers e softwares de comunicação que podem baratear demais a usabilidade para empresas de todos os portes. Quer saber mais sobre a opção mais acessível de API do WhatsApp Business? Conheça a PinkApp.