WhatsApp Está Perto de Liberar os Chatbots
Como você deve saber, o WhatsApp é do Facebook, e o Facebook liberou o uso de chatbots na sua plataforma em 2016. Por este motivo todos estavam assumindo que o WhatsApp iria seguir os mesmos passos, e parece que estavam certos.
No final de 2016 o WhatsApp mudou os Termos de Serviço, incluindo uma seção onde fala sobre “novos tipos de uso” do aplicativo. Você pode ler o texto original aqui. Tradução do que eles escreveram: “Vamos explorar novos meios para que empresas e consumidores se comuniquem usando o WhatsApp, incluindo transações, informações sobre agendamento e entregas, atualizações de produtos e serviços, e marketing.”
De lá pra cá ninguém ficou sabendo de mais nada, mas semana passada surgiram rumores que o WhatsApp está fazendo testes fechados dessa nova funcionalidade com empresas do Y Combinator, uma aceleradora de startups em San Francisco.
Ninguém do Facebook ou WhatsApp confirmou ou desmentiu os rumores.
A plataforma de chatbots no Facebook Messenger teve alguns problemas, e podemos dizer que ainda está em fase de desenvolvimento e adaptação. Muito provavelmente o WhatsApp quer evitar os error já cometidos.
Uma das maiores preocupações, por exemplo, é o spam. Não é um desafio trivial você permitir que empresas usem software para automatizar o recebimento e envio de mensagens, e ao mesmo tempo coibir o uso dessa automatização para o envio de mensagens não solicitadas. Em outras palavras, se a plataforma não for bem pensada, o spam vai comer solto, principalmente em países como o Brasil!
O meu feeling é que as APIs devem ser anunciadas e liberadas no primeiro semestre de 2017 ainda, afinal de constas eles não podem perder muito tempo, pois outras empresas, como a Microsoft, estão de olho no mercado dos chatbots também.
Fique ligado!