WhatsApp vs Telegram: qual é a melhor opção para o seu negócio?

Se você vende pela internet, provavelmente já ouviu falar no Telegram, um concorrente direto do WhatsApp, que faz muito sucesso entre os empreendedores digitais.

Mas qual dos dois aplicativos escolher para a comunicação da sua empresa?

É exatamente isso que você vai entender nesses 5 pontos comparativos entre WhatsApp vs Telegram:

1- Disponibilidade nos sistemas operacionais

Ambos os aplicativos estão disponíveis para download tanto para dispositivos Android quanto para Iphone.

Ou seja, o sistema operacional que você escolheu para o telefone da sua empresa não vai afetar em nada a sua escolha de aplicativos.

2- Conectividade com outros dispositivos

Ambos existem na versão web e também possuem a versão de aplicativo para Mac e Windows. Ou seja, conectividade não é um problema para nenhum dos aplicativos.

Entretanto, o WhatsApp necessita de uma conexão por meio de qr-code com o telefone para funcionar a conexão com o WhatsApp web. E caso o telefone acabe a bateria ou perca a conexão, há a necessidade de abrir o telefone para restabelecer a conexão.

Essa forma de vínculo faz sentido até por uma questão de segurança (quando se trata de uma pessoa física), porque apenas uma pessoa pode ter acesso àquela conta.

O WhatsApp parte do pressuposto que que você não vai usar múltiplos dispositivos móveis ao mesmo tempo (pelo menos a maioria das pessoas).

Ah, sobre segurança: fica tranquilo que vamos falar mais sobre segurança ainda neste texto.

Mas quando se fala de empresas, essa limitação é uma furada, afinal, o WhatsApp de uma empresa precisa ser manipulado por várias pessoas. Então, essa questão de não poder usar em vários dispositivos ao mesmo tempo é um inconveniente.

Enquanto isso, o Telegram trabalha em nuvem. Ou seja, não necessita do seu telefone para abrir o Telegram desktop e nem em outros dispositivos que sua conta está conectada. Por isso, leva vantagem nesse quesito.

3- Ferramenta de relacionamento

O WhatsApp tem o Status como uma das suas funcionalidades.

O Status do WhatsApp serve como um repositório de vídeo curto, de aproximadamente 15 segundos, muito semelhante ao Story do Instagram. E ele tem a função de compartilhar momentos significativos dos dias dos usuários.

Mas no âmbito de vendas de produtos e serviços, essa ferramenta virou uma boa aliada, já que é possível dar descontos especiais para quem tem o número de telefone da sua empresa ou mesmo mostrar as novidades dos produtos que estão disponíveis na loja.

Além disso, é um importante disseminador de conteúdo para manutenção do relacionamento.

Por que relacionamento?

Porque se essa pessoa tem o telefone da sua empresa, ela provavelmente já comprou ou já teve a intenção de comprar, certo?

Então por que não criar conteúdo personalizado para esse público mais fácil de converter? Essa é uma estratégia válida para qualquer empresa.

Por outro lado…

O Telegram tem uma funcionalidade um pouco diferente: o canal (muito parecido com a PinkApp). É possível compartilhar conteúdo de uma maneira diferente, como uma lista de transmissão que o usuário pode se inscrever em vez de ser adicionado.

Ele está bem próximo de um grupo do WhatsApp em que apenas o administrador pode incluir posts.

Em outras palavras, uma nova forma de blog.

4- Ligação de áudio e vídeo

Ambos os aplicativos têm a possibilidade de efetuar chamadas por áudio e por vídeo. Entretanto, a facilidade de fazer isso pelo WhatsApp é maior.

Então, você deve estar se perguntando: para que eu preciso fazer uma chamada de vídeo com o meu cliente ou fazer uma ligação pelo WhatsApp?

Um bom exemplo desse uso é para substituir o telefone de uma clínica por um telefone WhatsApp, assim o cliente pode ligar (se preferir) para marcar consulta, além de ter a opção de marcar consultas por mensagem.

No Whatsapp Messenger, esse botão aparece logo de cara na conversa. Entretanto, esse não é um impeditivo, afinal existe essa mesma funcionalidade no Telegram.

5- Privacidade

O WhatsApp e o WhatsApp Business têm políticas de uso, privacidade e comerciais muito claras e definidas em sua página.

Sua página deixa muito claro que bloqueia alguns tipos de negócios proibidos em sua política comercial, como farmácias, vendas de produtos adultos (como sexyshops), venda de álcool (como a nossa boa e velha cerveja). E isso pode ser uma pedra no sapato desses empreendedores.

E nesse quesito o Telegram sai ganhando, porque não restringe o tipo de negócio que pode ser feito por lá.

Portanto, se o seu negócio está dentro das políticas do WhatsApp, você não tem porque se preocupar e pode aproveitar a criptografia de ponta a ponta que o WhatsApp fornece.

Falando em criptografia… 

Por que o Telegram não é criptografado de ponta a ponta como o WhatsApp?

Lembra que mais acima a gente falou sobre a opção de conectar a sua conta no Telegram em vários dispositivos simultaneamente?

É exatamente por causa dessa funcionalidade que a criptografia não pode ser feita de ponta a ponta.

O servidor ainda é criptografado, mas as informações de conteúdo precisam passar para os seus outros dispositivos. O que pode acabar sendo perigoso em caso de invasão.

Portanto…

Já vimos que todas as principais funcionalidades estão presentes em ambos os aplicativos, com as devidas ressalvas sobre a maneira de usar cada opção. Porém, há um ponto de extremo contraste entre os dois app de mensagens: a quantidade de usuários no Brasil.

No Brasil, o aplicativo dominante ainda é o WhatsApp.

Afinal, 99% da população brasileira, que possui smartphone, tem o WhatsApp instalado. E a imensa maioria dos usuários do Telegram também estão no WhatsApp.

Por isso, na conjuntura atual, a escolha entre dois aplicativos que têm funções parecidas deve pender para um aplicativo com maior volume de usuários, que hoje é o WhatsApp.

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